É através da interação que o aprendizado ocorre, o indivíduo precisa estar no meio social e assim adquirir conhecimentos através de parceiros mais experientes.O aprendizado é uma forma de por em movimento conhecimentos que sem interação social seriam impossíveis.
domingo, 28 de fevereiro de 2010
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Começando uma conversa
Gostaria de ressaltar uma história que ocorreu com índios de seis nações e os Estados Unidos, que assinaram um acordo de paz. Com o acordo foram impostos alguns pontos da educação vivenciada pelos americanos sem que os índios pudessem expor o seu referencial de educação e sua cultura. Para questionar o argumento americano os índios citaram exemplos que aconteceram nas tribos. Muitos dos guerreiros foram submetidos a outro tipo de educação (fora da aldeia), “a educação das ciências”. Quando voltavam das faculdades para as aldeias não se adequavam mais a vida e a cultura, ou melhor, as suas raízes, passavam a ser homens das letras, portanto, esqueciam-se de distinguir o som dos animais, não conseguiam caçar e fazer as habituais tarefas da tribo.
É notório nesta história que não se faz somente um tipo de educação, que a mesma não se cristaliza em uma cultura ou sala de aula, que não existe um modelo ideal para toda a humanidade e que a escola não é o único lugar onde se educa. Para Vygotsky é através da interação que o aprendizado ocorre, o indivíduo precisa estar no meio social e assim adquirir conhecimentos através de parceiros mais experientes. O aprendizado é uma forma de por em movimento conhecimentos que sem interação social seriam impossíveis.
Assinar:
Postagens (Atom)
